O Valor da Mentira

Author: Kalós Agathós /

Não tenho nada para escrever. Talvez, por isso, escreva. Escrever mal ou bem: não importa! (Será?). Como é delicioso (e enfadonho) deixar rastros de uma imagem a quem me lê. Pois bem: deixe me ausentar - vou discutir um assunto (acredite se quiser na imparcialidade hermética de qualquer  ideia ).  Curiosamente ( quem sabe, um trauma de infância me motive), revelar já na  primeira postagem a essência (?) desse blog: ser um espaço de Mentira e de Valor. Antes: vou confessar - nunca entendi as palavras direito - fui consultar o Houais. Não sei o que é mentira, muito menos o que é valor. Estupefato, descobri que eu e meu blog somos orgânica e inorganicamente mentirosos e dotados de valor. Vamos aos discursos (...)

 

Sobre o Valor:

De acordo, com o dicionário em suas "duas" primeiras acepções (a posição dos enunciados são aleatórias?), valor é:

1 recebimento ou paga em bens, serviços ou dinheiro por algo trocado

1.1 quantidade monetária equivalente a uma mercadoria, em função de sua capacidade de ser negociada no mercado; preço

Ex.: pagou em prestações o v. do eletrodoméstico
 2 preço alto, elevado

Duas Considerações:

1- O que é 1.1? Nunca entendi o que seja 1.1;

2- A palavra evoca acordos humanos para quantificar a importância de um produto, serviço, bem e outros. O que me fascina:  vender bem ou mal um "acordo"... Como é poderoso e estimulante fazer o outro acreditar e desacreditar do valor de meu produto...

Que devaneio... o meu, é claro. Como nunca fui o melhor em nada... gosto sempre dos significados esquecidos ou adiados das coisas. Fujamos, pois, das posições - 1, 1.1 e 2.

Vejamos a acepção  seis e seis ponto um (números sagrados no Orfismo):

6
qualidade humana de natureza física, intelectual ou moral, que desperta admiração ou respeito
Ex.: o v. daquele cientista é inestimável

6.1 ausência completa de medo; valentia, coragem, intrepidez qualidade humana de natureza física, intelectual ou moral, que desperta admiração ou respeito preço alto, elevadoDuas considerações e meia:

1- Adoro o Orfismo ( nada sei sobre isso).

2- A finalidade de pensar a palavra Valor na acepção órfica me é desconhecida.

Conclusão: Valor ---- Preço 1 x Outra coisa 6 (Goleada)


Saiamos da confusão: Pensemos na Mentira (...) Voltemos ao Houais:


2 ato ou efeito de mentir; engano, falsidade, fraude hábito de mentir



Como a mentira é familiar ao valor...(Que coisa). É ela também uma forma de interação... uma ação ... um discurso...Como tal, transformável, amável, inefável.

Vamos à acepção 8 da palavra mentira (Cansei-me do Orfismo...evoco agora o Nouveaulism):

Rubrica: culinária. Regionalismo: Rio de Janeiro.
Biscoito preparado com massa de pão-de-ló, na forma de um pequeno disco; mentirinha

Entre o valor e a mentira: Vale a pança cheia!

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.